Com o objetivo de ampliar a necessidade de se usar uma linguagem acessível e inclusiva dentro da Prefeitura, o Laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo – (011).lab realizou o evento de lançamento do Guia “Como fazer oficinas de Linguagem Simples?”. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (26) no Museu da Língua Portuguesa (@museudalinguaportuguesa), e foi organizado com apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT, @smit_prefsp) e Secretaria Municipal de Gestão (SEGES, @gestaoprefsp).
O Guia é o primeiro do Brasil que traz o passo a passo para apoiar pessoas servidoras a construir oficinas sobre o tema. Para oficinas presenciais e virtuais, ele traz tudo o que você precisa saber para aplicar o conteúdo com sua própria equipe.
O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, e do Secretário Adjunto Municipal da Secretaria de Inovação e Tecnologia, Humberto de Alencar. As servidoras Ciça Lessa, Maíra Cavalcante e Ivony Lessa participaram da mesa “Compartilhando experiências: como testamos o guia de oficinas?” e falaram dos desafios e aprendizados do processo de teste do material.
Como última atração, as pessoas presentes participaram da imersão “Um mergulho na Língua”, que teve como abertura uma projeção visual e a narrativa do poema “Tire o seu burocratês do caminho”, de Icá Iuori.
Ao todo, o evento reuniu mais de 150 pessoas de diferentes órgãos públicos, entusiastas do tema e organizações da sociedade civil dedicadas à inovação na gestão pública.
O Programa Municipal de Linguagem Simples foi criado no dia 11 de novembro de 2019, a partir do Decreto N° 59.067, com o objetivo de simplificar a linguagem da Prefeitura para que ela se torne acessível para toda população. Hoje, a Política Municipal de Linguagem Simples está instituída em todos os órgãos da Administração direta e indireta pela Lei nº 17.316, de 06 de março de 2020.