Selo Municipal de Linguagem Simples

Sobre o Selo Municipal de Linguagem Simples

Em abril de 2024, o Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo (Lab11) da Secretaria Municipal de Gestão criou o Selo Municipal de Linguagem Simples. O objetivo é reconhecer e incentivar boas práticas de linguagem simples em textos, documentos e materiais em especial quando produzidos pelos órgãos da Prefeitura de São Paulo.
Um material que recebe o Selo é reconhecidamente comprometido com uma se comunicação objetiva, inclusiva e eficaz com a população.
O Selo é também uma forma de incentivar você que trabalha no Prefeitura a escrever e simplificar documentos de acordo com o público a que se destina o material.

Consulte a legislação – O Selo foi instituído pelo Portaria 41/Seges/2024, em alinhamento com os propósitos da Política Municipal de Linguagem Simples (Lei 17.31/2020) e pelo Programa Municipal de Linguagem Simples (Decreto 59.067/2019).

Para que serve

O Selo reconhece o uso dos princípios da linguagem simples em um documento, prática que visa diminuir ruídos de comunicação e contribuir para a eficácia de materiais a produzidos para informar cidadãs e cidadãos.
Coloca em destaque assim:
• o comprometimento em praticar uma comunicação objetiva, inclusiva e eficaz
• o engajamento do trabalho da equipe responsável pela escrita, simplificação e diagramação do documento

Quem pode fazer a solicitação

Qualquer órgão ou instituição que faça parte da Prefeitura de São Paulo, de forma direta ou indireta. O selo também poderá ser usado por instituições de fora da Prefeitura desde que o projeto tenha sido desenvolvido em parceria com equipes da Prefeitura.

Como é o procedimento para obtenção do selo

Etapa 1

Observação: O cronograma para certificação de um documento é acertado entre as equipes.

Etapa 2

Se o documento for aprovado na etapa 1:
Certificação: o documento está apto a receber o Selo Municipal de Linguagem Simples. A equipe do Programa envia, então, uma comunicação com o Manual de Aplicação do Selo e os arquivos para que você e sua equipe possam inserir o Selo na material avaliado.

Se o documento for reprovado na etapa 1:
Resposta da análise com recomendações: A equipe do Programa enviará, por e-mail, o motivo de o documento não ter sido aprovado. Assim você e sua equipe podem saber o que melhorar e reenviar novamente.

      Etapa 3

      Conferência da aplicação: Com o selo aplicado, você e sua equipe enviam o material para o Lab11 realizar a conferência final.