Projetos de simplificação

Os projetos de simplificação de documentos são a forma como simplificamos a comunicação escrita da Prefeitura de São Paulo.

Como é a metodologia utilizada para simplificar os documentos?

A metodologia de simplificação do documento tem 5 etapas, que são realizadas em conjunto com as pessoas responsáveis pelo documento e têm duração média de 5 semanas.

Etapa 1

Diagnóstico do documento

  • Entender o contexto e público-alvo do documento;
  • Indicar alterações no texto, seguindo as orientações de linguagem simples;
  • Identificar a estrutura do conteúdo e a hierarquia das informações.

Etapa 2

Ajuste no documento

  • Alterar as indicações realizadas durante o diagnóstico;
  • Produzir nova versão do documento.

Etapa 3

Teste com o público-alvo

  • Entrevistar o público-alvo do documento;
  • Verificar o quanto foi fácil ou difícil para os leitores e leitoras entenderem as informações;
  • Indicar novas alterações no texto.

Etapa 4

Produção do documento final

  • Alterar as indicações realizadas durante o teste com o público-alvo;
  • Produzir versão final do documento.

Etapa 5

Avaliação da simplificação

  • Comparar o documento inicial e o documento final;
  • Avaliar quantas indicações foram aceitas ou rejeitadas;
  • Elaborar relatório de avaliação da simplificação.
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projetos de simplificação implementados

O que queremos com os
projetos de simplificação?

Facilitar o acesso ao serviço público

Documento: Cartas de serviço disponibilizadas no Portal 156

Parceiro: Coordenadoria de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão (CIDAC)

Resultado do projeto: Linguagem mais clara em 81%

Apoiar a inovação nas formas de contratação

Documento: Termo de referência para contratação de solução tecnológica dentro do PitchSampa

Parceiro: Coordenadoria de Projetos de Inovação Pública

Resultado do projeto: 320 pessoas impactadas

Melhorar o atendimento à população

Documento: Orientação técnica para elaboração de Cartas de Serviço

Parceiro: Coordenadoria de Inclusão Digital e Atendimento ao Cidadão (CIDAC)

Resultado do projeto: Linguagem mais clara em 76%