O Programa Municipal de Linguagem Simples, idealizado pelo (011).lab, quer simplificar a linguagem que a Prefeitura de São Paulo usa para se comunicar com a população
Engajando e capacitando os servidores e servidoras da Prefeitura, através de uma comunidade de prática
Simplificando a linguagem de documento, através de projetos de simplificação e compartilhando ferramentas de apoio
Unindo servidores e servidoras em torno da pauta de linguagem simples através de encontros e eventos sobre a temática
pessoas capacitadas
documentos simplificados
A equipe do programa realizou uma pesquisa estruturada de iniciativas de linguagem simples no setor público. Depois de entender as semelhanças e diferenças das 10 iniciativas dos outros países, realizou uma série de oficinas para definir as diretrizes do programa. A partir do estudo, foi possível entender o que poderia ser adaptado para o contexto da Prefeitura de São Paulo.
Após três meses de pesquisa, conversas com outras instituições púbicas e oficinas de trabalho, a equipe do programa começou a testar o método para simplificar documentos. O método foi testado a partir de sete projetos feitos com documentos da Secretaria de Inovação e Tecnologia, incluindo orientações técnicas, termos de referência e cartas de serviço.
Com todos os aprendizados da fase de exploração e experimentação, a equipe do projeto elaborou o Decreto que institucionaliza o Programa. Em novembro do mesmo ano, ocorreu o evento de lançamento oficial.